quinta-feira, 11 de julho de 2013

Madeira para guitarra

Madeira sua dencidade  peso  volume timbre



Qual madeira escolher ?

ALDER:
Cresce em Washington , Oregon e Norte da Califórnia. Utilizada também para substituir Birch e Cherry. Possui característica de freqüências média. É usada nos corpos de algumas guitarras, com cores sólidas, como Fender e G&L;

ASH:
Cresce nos Estados do Atlântico Sul e no Vale do Mississipi. Curiosidade: é muito utilizada para fabricação de tacos de baseball. Trabalha numa gama de freqüências de médias/graves. Também bastante usada em algumas guitarras Fender, G&L e em muitas guitarras japonesas;

BASSWOOD:
Também conhecido como Lindenwood, Limewood. Cresce na Europa e na região dos Grandes Lagos.

BIRCH:
Comum em Ohio e no Vale do Mississipi.

CEDRO:
Bastante abundante, o Cedro cresce desde o Oeste da Nova Escócia até a região de Dakota (do Sul e do Norte) e daí para o sul do hemisfério até a região do Golfo e da América do Sul. Trabalha com frequências médias/graves. Usadas na maioria das guitarras Tagima tanto com Marfim como Rosewood.
CEDRO ROSA:
Densidade: 0,46 g/cm³
Características: Madeira rosada, leve, fácil de trabalhar e perfumada, resistente a cupins, brocas e fungos apodrecedores. Em instrumentos musicais, é utilizada para corpo e braços de guitarras e baixos, tampos e braços de instrumentos acústicos em geral, fundo e lateral de violão, corpo de rabeca, congas, atabaques, pandeiros. É pouco compacta, ressonante de média granulação, timbre médio-grave, indicado como bom substituto do mogno.
Indicações: Guitarra: Corpo e braço / Baixo: Corpo / Violão: Fundo, Laterais, Tampo e Braço


MARFIM: 
Substitui o Maple na fabricação de braços. Caracteriza-se como um bom braço por trabalhar com frequências médias/graves. É mais usado em guitarras nacionais como Tagima. Essas guitarras, geralmente possuem corpo de Mogno, Marupá ou Cedro, com braço e escala de Marfim ou braço em Marfim e escala em Rosewood;

ROSEWOOD:
Muito usada nas escalas das guitarras. Existem a Indian Rosewood e a Brasilian Rosewood (mais conhecida como Jacarandá Baiano). É usada para braço colado, aparafusado e inteiriço;

EBONY:
Madeira encontrada na África; pesa em torno de 45 - 70 libras por pé cúbico. Também é utilizada em teclas de piano

MAPLE:
Também conhecida como "Hard Rock Maple", esta madeira cresce na Nova Inglaterra e nos estados em volta da região dos Grandes Lagos. Curiosidade: por sua resistência ela é utilizada na fabricação de pinos utilizados no jogo de boliche. Trabalha com freqüências agudas e com pouco sustain, proporciona bastante definição. Muito usada em braços e escalas e, pelo timbre quente, também em guitarras de rock. É encontrada em guitarras Epiphone e Gibson, algumas Ibanez e nos braços Fender;

OAK:
Cresce no Sul do Canadá e na parte nordeste dos Estados Unidos.

ROSEWOOD BRASILEIRO:
Cresce nas Florestas do Brasil e sua exportação é ilegal.

MARUP´S:
Densidade: 0,44 g/cm³
Características Gerais: Madeira de baixa granulação, clara leve e ressonante, baixa densidade, sem veios, timbre bem articulado com agudos e graves bem balanceados, e também possui uma ótima velocidade do som. É indicada para corpos de guitarra, especialmente strato que pode ter um timbre e peso de uma guitarra vintade (Tagima utiliza, bem como diversos luthiers). Também é utilizada em tampos de violão.
Indicações: Guitarra: Corpo / Baixo: Corpo / Violão: Tampo


CEREIJEIRA:
Densidade: 0,60 g/cm³Características: Madeira moderadamente pesada e repleta de poros. Por conta destes poros, o acabamentoé um pouco mais complicado. Seu timbre é interessante, com agudos melodiosos e graves de sobra. É indicada para os modelos stratocaster e telecaster.
Indicações: Guitarra: Corpo e braço / Baixo: Corpo / Violão: Fundo e Laterais

Freijó verdadeiro:
Densidade: 0,58 g/cm³
Características: Madeira moderadamente pesada, de cor castanho-claro-amarelado apresenta desenho característico, média granulação, um pouco mais densa que o cedro, tem brilho e é boa de trabalhar. É bastante utilizada por luthiers do Brasi,. possui um bom timbre médio e médio-grave. Segundo a Revista Guitar Player, é utilizada como substituta do ash, por possuir um timbre similar. Em violões, sua sonoridade e características físicas são similares as dos abetos mais densos, e possui um brilho muito bonito.
Indicações: Guitarra: Corpo e braço / Baixo: Corpo / Violão: Fundo, Laterais, Tampo e Braço


PAU-FERRO:
Nome estrangeiro: morado/ bolivian rosewood
Densidade: 0,88 g/cm³
Características: Esta madeira tem um aspecto parecido com o do Jacarandá Indiano. Madeira dura e resistente, possui desenhos e coloração variados. Usada geralmente para fundos e laterais e escalas, ficou mais conhecida pelo uso em laminados como folha decorativa. Produz instrumentos de boa sonoridade, com um timbre mais brilhante que o jacarandá, com excelente sustain e bom acambamento.
Indicações: Guitarra: braço e escala/ Baixo: braço e escala/ Violão: fundo, laterais e cavalete


MOGNO:
Densidade: 0,63 g/cm³
Características: Madeira muito usada no mundo da música. É moderadamente pesada, com densidade média, boa granulação, muito estável e timbre que favorece o médio-grave. É boa de se trabalhar e o seu aspecto é avermelhado e muito bonito.
Indicações: Guitarra: Corpo e braço / Baixo: Corpo e braço / Violão: Fundo/ Laterais/ Braço



GRAPIA:
Nome estrangeiro: Brazilian Gold Wood
Densidade: 0,91 g/cm³
Características: Madeira pesada, alburno bege, diferenciado do cerne amarelado até castanho claro rosado, a cor tende a escurecer com o tempo, tornado a madeira de coloração castanho.
Indicações: Guitarra: braço e escala/ Baixo: braço e escala/ Violão: fundo, laterais e cavalete


ROXINHO:
Roxinho (ou pau roxo pros mais boyolinhas) eh excelente pra escalas. A madeira eh roxa no inicio mas se nao for envernizada vai oxidando e fica escura igual ebano. Freijoh, pau-ferro, tem tanta maderia bacana.

6 comentários:

  1. Nos anos oitenta, a Jennifer construía modelos stratocaster e stratosonic... com um corpo pesado de madeira escura e um braço claro coberto com verniz... você saberia me dizer qual as madeiras utilizadas nessas guitarras? Grato, parabenizo pelo ótimo site!

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    Respostas
    1. Os corpos eram em cambará, também conhecido como cedrinho ou cedrilho. Os braços eram em pau marfim, quando a escala era laranja era marfim também, escura era algum gênero de canela

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    2. Cara, cambará nao tem nada a ver com cedrinho.

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  2. Achei um guia em video com informação sobre madeiras brasileiras, formato do corpo e captadores:

    https://www.youtube.com/watch?v=FrPVzyxnpss

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